Daniela

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

De jabá, de jibeira e jiló


EU SOU NORDESTINA. Sou porque sou neta de 2 potiguares, 1 baiano e uma mineira bem do norte do estado, (região inclusive compreendida pela SUDENE) quase Bahia.
SOU NORDESTINA porque escolhi viver na Paraíba. Aqui eu trabalho, eu vivo, eu luto, eu sonho, eu faço.
Sou nascida em Brasília, a capital do país, construída com o suor e o trabalho duro de muitos nordestinos.
SOU NORDESTINA e, sim, sou inteligente, sagaz, estudada, preparada. Tenho raiz, tenho alma, e tenho muito orgulho.
SOU NORDESTINA. Sou de Caymmi, de Gil, de Suassuna, de Jackson do pandeiro, de Pedro Américo, de Jorge amado, de Graciliano Ramos,  de Luiz Gonzaga, de Dominguinhos, de Chico César e de tantos outros mestres que são queridos e reverenciados no Brasil e no mundo. Portanto, Sou Rica de Culturas e totalmente absorta por ela. Sou negra, sou índia, européia. Sou tudo de todos. Sou todas em uma.
SOU NORDESTINA. Sou de onde saem a cana de açúcar que finda por abastecer os carros a álcool do país inteiro, assim como a mamona, principal matéria prima do biodiesel. Nordeste este que também fornece o cacau, boa parte do café, o camarão, a lagosta e tantos outros produtos indispensáveis ou simplesmente sonhos de consumo de muitos.         
SOU NORDESTINA e assisto feliz à migração sazonal trazendo milhões de brasileiros e estrangeiros que passam o ano pagando as férias ou gastam aqui suas fortunas. 
SOU NORDESTINA e recebo com todo o carinho e a simpatia que nos é peculiar, àqueles que veem em busca de paraíso e de uma experiência inesquecível.
SOU NORDESTINA e acima de tudo sou grata por não ser xenofóbica, neonazista, elitista, preconceituosa ou classicista. Sou orgulhosa por inclusive perdoar tanta incongruência, ignorância e inconsequência.
SOU NORDESTINA,
Sou Daniela LAFETÁ, sou BRITO, sou NOVAES e sou GUERRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário